ARS LITTERARIA revê-se no projecto ARS INTEGRATA e é parte integrante do mesmo. É um espaço de livre-pensamento e de debate de ideias, não possuindo vinculação a correntes estéticas particulares, nem filiação clubística, político-partidária, ou de cariz confessional, pelo que não assume qualquer comprometimento com os textos e opiniões expressas no seu blog como naqueles que divulga.
Contamos com a vossa colaboração. Para mais informação ver abaixo ou escreva para: arslitteraria@gmail.com

-

quinta-feira, 5 de julho de 2007

ARS LITTERARIA (1) : O Bicho da Escrita


Brot[eri]ando textos


ARS LITTERARIA está empenhado na divulgação de textos literários (ficção, poesia, etc.) e, enquanto aguarda o contributo de outros autores (alô Cristina Vieira, Fernando Venâncio, Jorge Casimiro, Jorge Castro, José Fanha, Júlia Lello,... venha daí essa poesia!!! alô Cristina Vieira, Jorge Castro,... venha também daí o teatro). E aqui fica também o desafio a tutti quanti queiram colaborar nas diferentes áreas, incluindo o ensaio e a crítica.


Por ora, divulga O bicho da escrita, um excelente texto irónico-reflexivo de Rui Zink (prémio PEN CLUB 2004, pelo seu livro A palavra mágica), acerca da prática da escrita nos nossos dias, que se encontra disponível em livre acesso no site do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (também editado em livro pelo IPLB em 2004):

http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?xid=1122 - O bicho da escrita / Rui Zink


também transcrito em: http://www.novacultura.de/bichoescrita.html - boletim bibliográfico novacultura apoiado pelo TFM-Zentrum für Bücher und Schallplatten in portugiesischer Sprache
...e que serve de lema ao blog literário de Ana Elisa: http://www.obichodaescrita.blogspot.com/

Note-se que a par da sua já vasta obra literária e ensaística, Rui Zink foi também o autor do 1.º romance interactivo, produzido na Internet entre 4 de Junho e 31 de Agosto de 2001 (ver http://eventos.clix.pt/ebook/ - Os Surfistas), actualmente só disponível em livro e que na edição alemã tem o título de Afghanistan! (ver http://www.novacultura.de/0209ruizink.html).

Entre as suas últimas obras ficcionadas destacamos: A palavra mágica (Publicações D. Quixote, 2005), O Aníbal leitor (FNAC, 2006) e A Espera (Teorema, 2007).

Dele vaticinou em 1998 o editor Francisco Lyon de Castro (Publicações Europa-América) que seria o próximo português a receber o Prémio Nobel...
-

1 comentário:

Isabel disse...

Olá companheiro e amante da escrita como eu.
Não li o "Bicho da Escrita" mas vou ler, prometo, até porque além de uma gata esse e o bicho da leitura são os outros bicho que tenho.
A gata vive lá em casa.
O bicho da escrita e o da leitura vivem dentro de mim e são meus companheiros desde ha muito. O da leitura desde que aprendi a ler o da escrita deste que os arranhões que o bicho fazia cá dentro fizeram com que fosse inevitável tentar arranhar algo no papel: escrevendo.
O último livro que li do Rui Zink foi "A espera" e confesso foi uma surpresa inesperadamente agradável, adorei e já lho disse no blog dele.
Recomendo a qualquer um pois vale a pena. Eu devorei-o primeiro. Depois voltei a ler para verdadeiramente o saborear.
Como me soube bem!

Voltarei aqui muitas vezes... tenho a certeza.

Isabel